ONU: bancos centrais não podem se limitar ao controle da inflação

12 de setembro de 2013

Economia



ONU: bancos centrais não podem se limitar ao controle da inflação
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-12/onu-bancos-centrais-nao-podem-se-limitar-ao-controle-da-inflacao
Sep 12th 2013, 15:15

Vinícius Lisboa

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os bancos centrais e de desenvolvimento devem buscar formas de canalizar o crédito para o investimento produtivo, recomendou a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento no Relatório de Comércio e Desenvolvimento 2013, divulgado hoje (12). Com o novo direcionamento, os recursos poderão ser usados para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar desafios do mundo pós-crise, em que as demandas interna e regional ganharão maior importância.
"Não é razoável que o Banco Central se preocupe apenas com a inflação e a estabilidade dos preços usando somente um único instrumento, que é a taxa de juros de política econômica. A ideia é a de que o Banco Central tem outras responsabilidades a cumprir. Ele é o responsável pela estabilidade financeira e isso passa por um crescimento equilibrado. Ele deve atuar em coordenação com outras instâncias governamentais", disse o professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Antonio Carlos Macedo e Silva, que apresentou a publicação no Brasil.
O relatório chama atenção para a oferta de crédito antes e durante a crise financeira iniciada em 2008, que muitas vezes foi direcionada ao consumo e a bolhas de ativos como a do setor imobiliário, em vez de privilegiar em longo prazo a indústria, a agricultura, os serviços e a infraestrutura.
De acordo com o estudo, os países em desenvolvimento deverão acelerar o ritmo de acumulação de capitais, o que requer maior organização e gestão dos sistemas financeiros, para garantir financiamento estável e de longo prazo para a expansão da capacidade produtiva. Para a ONU, as mudanças propostas devem ser implementadas considerando o papel maior dos mercados domésticos e regionais com os novos padrões de demanda internacional.
As políticas dos países em desenvolvimento devem incentivar o investimento doméstico dos lucros e a alocação de crédito para atividades que levem à criação de emprego e ao crescimento sustentável e possibilitem menos vulnerabilidade ao cenário externo. Segundo o relatório, será preciso contar cada vez mais com as fontes de financiamento internas, pois, nas últimas três décadas, a dependência excessiva de fluxo de capital privado aumentou a instabilidade em vez de apoiar o crescimento de longo prazo.
O documento também pede maior regulação do sistema financeiro para garantir estabilidade financeira e monetária, com papel mais ativo para os bancos centrais, para os bancos de desenvolvimento e para instituições de crédito especializadas. Essas medidas governamentais devem ser usadas também em situações normais e não apenas em casos excepcionais, como crises.
Segundo o relatório, papel principal nessa mudança cabe aos bancos centrais, que devem incentivar ou obrigar os bancos privados a garantir mais empréstimos para o setor produtivo. Já os bancos de desenvolvimento devem oferecer empréstimos e serviços financeiros que as instituições privadas não podem ou não querem fornecer, como a novas empresas, empresas de pequeno porte e empresas inovadoras, ou projetos de desenvolvimento de longa maturação em pesquisa e infraestrutura.
A publicação defende que essa maior variedade de fontes de crédito tem maior probabilidade de direcionar os empréstimos a usos produtivos do que um sistema dominado por grandes bancos globais que não são apenas "muito grandes para falhar", mas também "grandes demais para gerir" e "grandes demais para regular".
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Locais
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2019 © DVRG - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni