Anfavea apresenta proposta para reindustrializar setor de máquinas autopropulsoras

10 de outubro de 2013

Economia



Anfavea apresenta proposta para reindustrializar setor de máquinas autopropulsoras
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-10/anfavea-apresenta-proposta-para-reindustrializar-setor-de-maquinas-autopropulsoras
Oct 10th 2013, 15:09

Daniel Lima

Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou hoje (10) ao governo uma proposta para estimular o setor de máquinas autopropulsoras (tratores agrícolas e de esteira, rolos compactadores e máquinas de terraplenagem).
A proposta entregue ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, prevê a criação do Programa Inovar-Máquinas Autopropulsadas, para reindustrializar o setor, que, segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, "tem tido forte concorrência dos produtos importados". Moan explicou que a iniciativa visa ainda a aumentar a capacidade produtiva do setor, com incentivos para aquisição de autopeças e bens de capital (máquinas usadas na produção) no Brasil.
Moan informou que a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) deve participar do programa, com máquinas como semeadeiras. "A ideia é quanto mais autopeças e bens de capital forem adquiridos no Brasil, para ampliação da capacidade produtiva e modernização das fábricas, mais se obtenha crédito para compensar o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Na próxima semana, um grupo de técnicos da Anfavea deverá ser reunir com representantes do governo para discutir detalhes da iniciativa, incluindo o montante de renúncia fiscal que a proposta poderá acarretar.
"O que nós entregamos ao ministro Fernando Pimentel foram os conceitos. Na próxima semana, haverá reuniões técnicas para detalhar a proposta. A contrapartida oferecida pela Anfavea é o aumento dos investimentos, da produção nacional e da aquisição de bens de capital", disse Moan. "Seria obrigação nossa adquirir mais peças e máquinas aqui no Brasil", acrescentou o presidente da Anfavea, que não soube antecipar valores. Ele disse que a proposta pode ser concluída em duas a três semanas.
Segundo Moan, a proposta é parecida com a do Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores). A diferença é que são parques fabris independentes, explicou. "Dificilmente, tem-se uma indústria de autopeças que é fornecedora dos fabricantes de automóveis e de máquinas agrícolas e rodoviárias", destacou.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Inovar-Auto foi lançado no ano passado com o objetivo de criar condições de competitividade e incentivar as empresas a fabricar carros mais econômicos e mais seguros, investir na cadeia de fornecedores e em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores.
O setor de máquinas autopropulsadas, informou Luiz Moan, fatura cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) brasileiro. Nos últimos dois anos, os investimentos totalizaram US$ 630 milhões. Ele disse que a expectativa da Anfavea é que o programa seja lançado ainda neste ano.
Moan ressaltou que os empregos estão estáveis no setor automotivo e que os postos de trabalho cresceram significativamente em relação a 2012, 2011 e 2010 – a tendência é produzir 12% neste ano mais do que em 2012.
A Anfavea informou ainda que pretende apresentar ao governo, em duas semanas, uma proposta de novas tecnologias para caminhões e ônibus, para torná-los mais econômicos eficientes.
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni