Atividade industrial tem expansão em agosto, aponta CNI

9 de outubro de 2013

Economia



Atividade industrial tem expansão em agosto, aponta CNI
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-09/atividade-industrial-tem-expansao-em-agosto-aponta-cni
Oct 9th 2013, 13:34

Daniel Lima

Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou hoje (9) que houve expansão dos resultados de indicadores do setor no mês de agosto, com destaque para o emprego, na comparação com o mesmo período de 2012, que cresceu 2%, um ritmo que não era registrado desde 2011, informou a entidade.
Em comparação ao mês de julho, os indicadores faturamento real, horas trabalhadas na produção, emprego, massa salarial real e rendimento médio real também apresentaram melhora. A exceção foi a utilização da capacidade instalada (UCI), que teve queda no período comparado.
De acordos com os dados dessazonalizados, as horas trabalhadas na produção registraram crescimento de 1,3%, em agosto e o faturamento do setor chegou a 3,4%, ambos em comparação a julho. O emprego cresceu 0,8%, a massa salarial 0,3%, o maior nível do ano, e rendimento médio real, em 0,1%, todos na mesma comparação, informou a CNI.
"Estes dados mostram que a indústria está de certa forma em ritmo moderado, mas crescendo um pouco. Aumenta a produção, termina gerando mais emprego. Com isso, gera mais renda e termina tendo mais impacto no rendimento real e no consumo das famílias", disse Flávio Castelo Branco, gerente executivo da CNI.
No caso da UCI, com dados dessazonalizados, o índice caiu de 82,3% para 82%, de julho para agosto. É o menor patamar de utilização da capacidade instalada no ano. Em comparação ao ano passado, o indicador permaneceu instável.
"Pelos dados mensais, esses números mostram sempre alguma oscilação. O uso da capacidade instalada pode ser até uma sinalização positiva, que houve uma maturação dos investimentos, que novos investimentos entraram em operação à espera de uma demanda futura, que venha ocupar essa capacidade adicional colocada nas empresas", avalia Flávio Castelo Branco.
De qualquer forma, ele disse ainda que não crê que a performance dos indicadores industriais prossiga de forma diferente da apresentada em agosto. Segundo o economista, é provável que será observada essa melhora gradual, mas "talvez com pouco menos oscilações mês a mês, em uma situação mais estável".
"As previsões se tornaram pouco mais favoráveis na virada do semestre. Creio que vamos virar o ano com um ritmo de crescimento um pouco mais positivo, sinalizado que, potencialmente, para 2014 segue pouco mais favorável", disse.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni