Consumidor ficou mais otimista em outubro, indica pesquisa da CNI

31 de outubro de 2013

Economia



Consumidor ficou mais otimista em outubro, indica pesquisa da CNI
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-31/consumidor-ficou-mais-otimista-em-outubro-indica-pesquisa-da-cni
Oct 31st 2013, 13:05

Jorge Wamburg

Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um aumento de 0,5% em outubro na comparação com setembro na confiança do consumidor é resultado, especialmente, do otimismo em relação à evolução da inflação e do emprego nos próximos seis meses, de acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado hoje (31) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A pesquisa mostra também as expectativas dos consumidores para os próximos seis meses em relação à renda pessoal e à intenção de realizar compras de maior valor. Revela ainda se a situação financeira e o endividamento dos entrevistados melhoraram, pioraram ou continuam iguais em relação aos últimos três meses.
Apesar do otimismo registrado pela pesquisa, com um total de 110,7 pontos (0,5% sobre o resultado de setembro, 110,1), o Inec de outubro permanece abaixo da média de 113,7 pontos registrada nos primeiros cinco meses de 2013, segundo o estudo divulgado pela CNI. A sondagem deste mês ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 17 e 21.
Conforme a pesquisa, o índice de expectativa de inflação aumentou 5,5% e o índice de expectativa de desemprego cresceu 1,8% em outubro frente a setembro. O aumento dos dois indicadores revela crescimento do otimismo dos consumidores. De acordo com o economista da CNI Marcelo Azevedo, esses índices aumentam à medida que a expectativa se torna mais positiva.
Em relação à renda pessoal, porém, a pesquisa mostra que a população está menos otimista com o futuro. O indicador de expectativa de evolução da própria renda nos próximos seis meses caiu 0,8% em relação a setembro. A avaliação sobre o endividamento também foi mais negativa. O índice de endividamento para os próximos três meses caiu 3,3% em outubro frente a setembro.
Apesar dessa situação, os brasileiros não pretendem deixar de ir às compras, de acordo com as entrevistas realizadas para o Inec: o índice de compras de bens de maior valor cresceu 1% em outubro, frente ao mês anterior.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Locais
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2019 © DVRG - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni