Escolha de Graça Foster como executiva mais poderosa do mundo fortalece Petrobras, dizem economistas

11 de outubro de 2013

Economia



Escolha de Graça Foster como executiva mais poderosa do mundo fortalece Petrobras, dizem economistas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-11/escolha-de-graca-foster-como-executiva-mais-poderosa-do-mundo-fortalece-petrobras-dizem-economistas
Oct 11th 2013, 16:47

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Para a economista Maria Beatriz David, professora do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a escolha da presidenta da Petrobras, Graça Foster, pela revista norte-americana Fortune como a executiva mais poderosa do mundo, poderá fortalecer a situação da estatal com os mercados financeiros, "porque hoje a situação é complicada. Ela [a Petrobras] está muito endividada e para tomar recursos novos, isso dificulta".
Segundo a economista, ao eleger Graça Foster como a mulher de negócios mais poderosa em termos globais, a revista Fortune reconhece que ela é uma administradora eficiente. "Então, para os investidores, é um sinal positivo".
Maria Beatriz atribuiu parte da escolha de Graça Foster ao tamanho da Petrobras, que é uma das empresas de petróleo mais importantes do mundo, "mesmo que a estatal esteja com problemas, com falta de recursos para investimentos novos".
A economista destacou que o novo marco regulatório do pré-sal penaliza a Petrobras, na medida em que obriga a estatal a participar de todos os empreendimentos. "Isso requer uma massa de recursos que não foi pensada". Isso era fácil antes, disse, quando a Petrobras era totalmente controlada pelo governo, porque o Tesouro Nacional, quando tinha recursos suficientes, repassava para a empresa. "Agora ela é uma empresa na qual o Estado tem participação no capital. Para as contas públicas e para a justificativa disso tudo, é complicado".
O professor do Centro de Economia e Petróleo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), Maurício Canedo, disse à Agência Brasil que o fato de Graça ter sido eleita confirma que a Petrobras é uma empresa importante no cenário global.
Canedo salientou que o efeito maior da escolha da presidenta da Petrobras é em relação à igualdade entre os gêneros. "Infelizmente, ela ainda é exceção. Embora existam mais mulheres do que homens e que a escolaridade das mulheres seja maior que a média dos homens, é bem raro você ter uma mulher em uma posição de destaque como essa, no Brasil e no mundo. E, no Brasil, em particular". Para o economista, a eleição de Graça Foster é, "de alguma forma, um alento".
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni