IBGE: seca faz produção nacional de mel cair 19% em 2012

10 de outubro de 2013

Economia



IBGE: seca faz produção nacional de mel cair 19% em 2012
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-10/ibge-seca-faz-producao-nacional-de-mel-cair-19-em-2012
Oct 10th 2013, 10:08

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A produção brasileira de mel de abelha caiu 19,3%, no ano passado, em decorrência da seca que atingiu principalmente o Nordeste do país, de acordo com a pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM), divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a maior queda observada nos produtos de origem animal analisados pelo órgão.
"Com a seca, não teve muita floração. Muitas flores não vingaram, secaram, e houve mortandade de abelhas, especialmente no Nordeste. No Piauí, houve problema até de sumir enxames em alguns municípios. Faltou a floração. A produção de mel no Brasil sofreu bastante, no ano passado", disse à Agência Brasil o gerente de Pecuária do IBGE, Otávio Oliveira, responsável pela pesquisa. A produção de casulo de bicho-da-seda também registrou retração, de 15,2%.
A pesquisa constatou que houve aumento de 9,4% na produção de ovos de codorna, além de expansão na produção de ovos de galinha (2,3%), lã (1,6%) e leite (0,6%). Em relação ao preço desses produtos, os aumentos mais significantes foram observados em ovos de codorna (27,2%), ovos de galinha (17,4%), leite (9,9%), lã (9,3%) e casulo do bicho-da-seda (2,9%). No caso do mel de abelha, a produção foi 3,6% menor.
Além disso, de acordo com o levantamento, foram abatidas no ano passado 31,118 milhões de cabeças de bovinos, enquanto a produção de carne sob inspeção sanitária alcançou 7,351 milhões de toneladas. A taxa de abate de bovinos chegou a 14,7%. O Brasil é o segundo produtor mundial de carne bovina, depois dos Estados Unidos.
Assim, as raças bovinas criadas no Brasil têm maior aptidão para a produção de carne do que de leite. De acordo com o último levantamento, dois terços do rebanho são para corte e apenas um terço é voltado à produção leiteira. Além disso, observou-se que a atividade leiteira é muito pulverizada e envolve desde o pequeno produtor, com pouco capital, até os grandes pecuaristas.
"Quando a gente analisa o Brasil, praticamente vê leite em todos os estados e em quase todos os municípios com área rural. Mas, a produtividade, o nível de tecnologia, são muito variados. E a grande massa não tem ainda emprego intenso de tecnologia", explicou.
Entre os itens de origem animal, o leite foi o que atingiu a maior produtividade em 2012 (32,304 bilhões de litros), o que corresponde a R$ 26,797 bilhões. De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil ocupa a sexta colocação entre os maiores produtores mundiais de leite, atrás da União Europeia, Índia, dos Estados Unidos, da China e da Rússia.
O pesquisador do IBGE disse que, embora o ritmo de crescimento da produção leiteira tenha sido menor em 2012, com destaque para o Nordeste – cuja queda atingiu 14,8%, puxada pela Paraíba (-39,9%) e Pernambuco (-36,1%) –, o percentual ainda teve alta. O número passou de 1.382 litros por vaca por ano, em 2011, para 1.417 litros por animal em 2012 – ganho de 2,5%. O ritmo médio de crescimento da produção leiteira era em torno de 5%, ao ano e, em 2012, caiu para 0,6%. "A taxa de crescimento deu uma reversão desde 2010. O crescimento vem diminuindo, mas a produtividade média tem aumentado", explicou Oliveira.
A Região Sudeste concentrou 35,9% da produção nacional de leite no ano passado, com Minas Gerais liderando o ranking de estados (27,6% de participação). Por municípios, Araras, em São Paulo, e Castro, no Paraná, apresentaram as maiores produtividades, com 9 mil litros de leite por vaca por ano e 7.510 litros por animal, respectivamente.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni