Confiança dos empresários do comércio apresenta queda menos intensa em outubro

5 de novembro de 2013

Economia



Confiança dos empresários do comércio apresenta queda menos intensa em outubro
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-05/confianca-dos-empresarios-do-comercio-apresenta-queda-menos-intensa-em-outubro
Nov 5th 2013, 15:00

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec), divulgado hoje (5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou queda menos intensa em outubro. Após cair 4,2% e 2,6% em agosto e setembro, respectivamente, o Icec de outubro teve queda de 2%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Já em comparação a setembro, o índice cresceu 2,9%.
O economista Fabio Bentes, da CNC, comentou que o ritmo de queda do indicador vem perdendo força nos últimos dois meses. "A gente pode atribuir isso a fatores sazonais, porque o segundo semestre sempre é melhor que o primeiro".
Ele acredita que poderá ocorrer alguma melhoria na confiança dos empresários nos próximos meses. "A principal razão para isso é que as vendas no varejo estão mostrando uma boa recuperação neste segundo semestre."
O economista da CNC destacou que, enquanto nos seis primeiros meses do ano as vendas foram muito fracas, com crescimento do varejo de 3%, no segundo semestre está havendo uma recuperação média de 6% nas vendas. "A confiança é muito sensível ao comportamento das vendas no varejo. A situação melhorou um pouquinho e eu aposto que, nos próximos meses, há chance de voltar a ter taxas positivas na confiança [do empresariado]."
De acordo com a pesquisa, feita com 6 mil empresas localizadas em todas as capitais brasileiras, 86,4% dos entrevistados acreditam que a economia irá melhorar nos próximos meses, enquanto 90,5% esperam um cenário mais favorável para o comércio e 93,5% confiam que haverá melhoria no ambiente empresarial.
Fabio Bentes analisou que os empresários continuam muito otimistas em relação aos próximos meses. "Até porque, em relação ao que foi o primeiro semestre, com decepção em termos de crescimento econômico e de velocidade das vendas no varejo, eles apostam que são situações que dificilmente vão se repetir no segundo semestre. Então, pode ser que a gente ache um indicador melhor nos próximos meses". Segundo o economista, o que se vê é que, pelo menos na margem, "a situação está parando de piorar".
De acordo com a CNC, o percentual de empresários dispostos a fazer novas contratações até o final do ano subiu 3,3% em outubro, em relação a setembro, e 1,3% na comparação com igual mês de 2012.
Para as vendas no varejo, a confederação estima que deverão encerrar o ano com aumento em torno de 4,5%, "o nível mais baixo desde 2003". No segundo semestre, a expansão estimada alcança 6%, na comparação com o mesmo período do ano passado. "O varejo dificilmente escapa de fechar o ano com alguma taxa de crescimento bem abaixo da dos últimos anos".
Para 2014, Fabio Bentes demonstrou preocupação com uma eventual volta da inflação dos alimentos. A expectativa é que o comércio cresça no próximo ano entre 5,5% e 6%. Alguns fatores têm dificultado o desempenho do setor, acrescentou, como o crédito mais caro e a elevada taxa de juros ao consumidor. "A gente espera que o mercado de trabalho não piore, que ele fique, pelo menos, em uma situação parecida com a deste ano, com taxa de desemprego baixa". Para ele, 2014 deverá ser melhor do que 2013.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni