Confiança do empresário continua baixa, diz CNI

18 de dezembro de 2013

Economia



Confiança do empresário continua baixa, diz CNI
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-18/confianca-do-empresario-continua-baixa-diz-cni
Dec 18th 2013, 13:42

Jorge Wamburg

Repórter da Agência Brasil
Brasília - Embora tenha registrado 54,3 pontos numa escala de zero a 100, que acima de 50 indica empresários confiantes, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado hoje (18) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), considera que a confiança do empresário da indústria brasileira na economia continua baixa.
De acordo com o economista da CNI, Marcelo Azevedo há dois fatores para essa interpretação dos números da pesquisa: na avaliação dos empresários entrevistados, quanto à situação econômica como um todo, "as condições da economia do país pioraram nos últimos meses, o que contamina a confiança do setor industrial e as expectativas para os próximos meses também não são boas, não havendo esperança de que melhore muito".
Azevedo explica que esse pessimismo é decorrente de fatores como a elevação da taxa de juros e dos custos da produção industrial nos últimos meses, que já haviam sido constatados em pesquisas a partir de outubro. "Após exibir alguma recuperação nos meses seguintes, o índice mantém-se próximo da estabilidade desde setembro", afirma a pesquisa da CNI.
O índice de 54,3 pontos apurado em dezembro representa um recuo de 0,2 ponto em relação a novembro e o Icei está 3,1 pontos abaixo do índice de dezembro de 2012 e encontra-se em patamar ainda inferior ao registrado no início de 2013 até junho, antes das manifestações populares ocorridas naquele mês, o que explica interpretação pessimista dada à pesquisa pela área econômica da CNI.
Segundo Marcelo Azevedo, em junho deste ano, foi uma das poucas vezes que o índice ficou abaixo dos 50 pontos, com 49,9, que só ocorreu antes em 2008 e 2009, durante a crise econômica global. Desde então, com a recuperação da economia, em 2010/11/12, o Icei subiu e atingiu níveis maiores do que atual, tendo chegado ao máximo de 68 pontos nesse período.
Conforme a pesquisa de dezembro, as expectativas do empresariado da indústria para os próximos seis meses sobre o comportamento da economia brasileira e da sua empresa mantiveram-se praticamente idênticas às de novembro, com 58 pontos. O estudo foi realizado entre 2 e 13 de dezembro, a partir de pesquisa com 2.573 empresas, das quais 954 de pequeno porte, 983 médias e 636 grandes empresas.

Edição: Valéria Aguiar
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni