Mantega: preço da gasolina é movido pelo parâmetro internacional

18 de dezembro de 2013

Economia



Mantega: preço da gasolina é movido pelo parâmetro internacional
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-18/mantega-preco-da-gasolina-e-movido-pelo-parametro-internacional
Dec 18th 2013, 13:48

Daniel Lima e Wellton Máximo
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (18) que parâmetro para os reajustes da gasolina e dos combustíveis da Petrobras é o preço internacional do petróleo. Segundo ele, mesmo com o aumento recente, ainda não foi possível absorver todo o impacto da elevação da moeda americana.
"O parâmetro é caminhar em direção ao preço internacional do petróleo. É um preço igual ao [preço] internacional. [Este nivelamento deve ocorrer] quando há uma discrepância e quando se tem sobressalto de câmbio".
Situação inversa, disse, ocorre quando não houver alteração no preço internacional. "É só ver que, em maio, os preços estavam equiparados e em linha aos preços internacionais", disse.
Há sete meses, o Federal Reserve (Fed) – Banco Central dos Estados Unidos – "desalinhou o câmbio" ao decidir manter a indicação de que poderia retirar os estímulos à economia americana. A decisão não se concretizou, mas abalou os mercados financeiros internacionais: houve elevação no preço do dólar e consequentemente pressão no preço do petróleo. Mantega também destacou que, no período, não foi possível absorver toda a mudança ocorrida do câmbio.
"Neste ínterim, tivemos uma aumento [de combustíveis], mas não foi possível absorver [a diferença] de uma hora para outra. Já pensou se os preços dos combustíveis estivessem ao sabor do câmbio? Isso atrapalharia muito a economia. Então, [há] um trajeto a ser percorrido e caminhamos em direção à paridade", disse. A seu ver, mudança brusca no preço da gasolina e do diesel poderia desequilibrar o controle da inflação
Mantega, no entanto, deixou claro que esta é um decisão da Petrobras. Indagado por jornalista durante o encontro de fim de ano, ocorrido hoje com a imprensa, se a decisão também não passava por ele, Mantega disse que não. Conforme disse, a decisão sobre o preço dos combustíveis estatutariamente é da esfera da presidenta da Petrobras, Graça Foster, e da diretoria da empresa.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni