Prêmio destaca trabalho de microempreendedores de comunidades pacificadas do Rio

4 de dezembro de 2013

Economia



Prêmio destaca trabalho de microempreendedores de comunidades pacificadas do Rio
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-04/premio-destaca-trabalho-de-microempreendedores-de-comunidades-pacificadas-do-rio
Dec 4th 2013, 20:15

Isabela Vieira

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro- Uma casa que se transformou em um hotel e uma pequena sala que virou uma gráfica. Negócios que já foram chamados de "fundo de quintal" ganham espaço na economia fluminense e estimulam o mercado nas comunidades pacificadas.
Para ressaltar o trabalho desses empreendedores, a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) criou o Prêmio Empreendedor da Comunidade, que este ano identificou 12 negócios, de um total de 711, que se destacaram em potencial e gestão. Todos receberam empréstimos a baixo custo, por meio do Programa de Microcrédito da agência. A AgeRio liberou R$ 10 milhões para 2 mil negócios. Em 2012, foram 100 projetos.
Dona de um hotel no Vidigal, comunidade da zona sul da capital fluminense, com vista privilegiada para o mar, a microempresária Fernanda Almeida Botelho foi premiada em duas categorias: Negócio de Sucesso e Negócio Inovador. Ela montou o Vidigal Hostel, no ano passado, quando viu a possibilidade de aumentar a renda da família e poder passar mais tempo com a filha.
A microempresária começou com dois quartos para 12 hóspedes na laje da própria casa. Com o financiamento de R$ 12 mil, construiu mais cinco quartos, ampliando a capacidade do hotel para 21 pessoas. "Estamos vendendo os quartos para o carnaval e a Copa do Mundo. Para a Copa, a ocupação é 80%. E para o Natal e ano-novo as vagas são poucas", declarou.
Jefferson da Silva Santos, de 22 anos, venceu na categoria Jovem Empreendedor. Ele começou o seu negócio, montado na garagem da casa, também no Vidigal, com uma clientela de três pessoas e uma máquina copiadora. Com o financiamento, expandiu o seu comércio. Comprou computadores, móveis, máquinas e contratou funcionários. Atualmente atende a 52 clientes, aumentando o faturamento.
"Tivemos um crescimento enorme. Com mais capital, expandimos tanto a empresa, como os negócios, prova do salto do nosso número de clientes", disse Jefferson, que presta cerca de 25 serviços, como criação de logomarca e produção de banners e panfletos.
De acordo com o presidente da AgeRio, Domingo Vargas, os investimentos nos negócios só foi possível graças à política estadual de segurança pública. Com as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), segundo ele, o estado conseguiu oferecer mais serviços para essas comunidades, declarou. "As UPPs asseguraram que nossos clientes pudessem receber clientes de fora de suas comunidades", ressaltou.
Segundo a agência, com a pacificação, os empréstimos com juros de 3% ao ano para esse perfil de empreendedor subiram de 100 para 1,6 mil, de 2012 para 2013. O dinheiro, com juros mais baixos que o mercado é disponibilizados para negócios como bares, salão de beleza e lojas de roupas. Entre eles, está o da primeira cerveja artesanal do Morro do Alemão, na zona norte.
Para conseguir crédito, os interessados podem acessar o site da AgeRio e marcar uma consulta. Com apoio do Sebrae, a agência oferece uma capacitação e apoio para o projeto.

Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni