Região Nordeste tem o maior número de usinas vencedoras no leilão da Aneel

13 de dezembro de 2013

Economia



Região Nordeste tem o maior número de usinas vencedoras no leilão da Aneel
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-13/regiao-nordeste-tem-maior-numero-de-usinas-vencedoras-no-leilao-da-aneel
Dec 13th 2013, 20:18


Daniel Mello

Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Com 88 usinas, a Região Nordeste teve o maior número de vencedores no 18º Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ocorreu hoje (13). O estado da Bahia foi responsável por 42 empreendimentos.
No total, 119 usinas arremataram lotes na concorrência para contratar energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração de fontes hidráulica, eólica, solar e termelétrica (a biomassa, o carvão ou gás natural em ciclo combinado). A Região Sul teve 17 usinas vencedoras. Os empreendimentos deverão começar fornecer a energia contratada a partir de maio de 2018.
A maior parte de ofertas vencedoras foi de energia eólica (97) seguida pelas pequenas centrais hidrelétricas – PCHs - (16) e a biomassa (5). Também foi arrematada a Hidrelétrica São Manoel, pelo consórcio Terra Nova, formado pelas empresas EPD e Furnas.
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, ressaltou uma matriz energética composta por fontes diferentes traz mais segurança aos consumidores. "A diversificação das fontes permite que fontes de características diferentes complementem uma a outra. Por exemplo: os ventos sopram mais forte no Nordeste quando a hidrologia está pior no Sudeste. Ou seja, quando tem menos água no reservatório das hidrelétricas é quando você tem mais vento", explicou.
Tolmasquim também destacou que a elevada participação das usinas eólicas com um prazo largo para implementação incentivará o desenvolvimento do setor. "Eu não tenho dúvida que essa notícia vai ter um impacto importante na indústria e nos agentes [de energia eólica]", disse. Segundo ele, o leilão de hoje foi um recorde de contratação desse tipo de usinas.
A entrada de São Manoel foi comemorada pelo presidente da EPE "São Manoel reforça aquela nossa tese de que a hidrelétrica é muito importante, porque, mesmo a [energia] eólica sendo barata, nós estamos contratando uma hidrelétrica bem mais barato do que as eólicas". O leilão da usina chegou a ser suspenso por uma liminar da Justiça Federal, que foi derrubada ontem (12) pela Advocacia-Geral da União.


Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Explore os canais Ouni

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Carros

Cultura
Famosos
MAXX FM
Música
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade"

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni